terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As aventuras de Alfa & Beto


Alfa e Beto são filhos do gerente da livraria. Todos os dias, eles pedem ao pai para levá-los ao trabalho. A resposta é sempre a mesma: "não, crianças, vocês não podem trabalhar comigo".

Um dia, Alfa teve uma ideia: "Beto, vamos seguir o papai; a gente entra na livraria sem ele perceber, lá a gente pode ler um montão de historinhas bem legais!" Nem preciso dizer que Beto aceitou de pronto a ideia da irmã. Eles estavam bem acostumados a ler os livrinhos que o pai trazia. Isso virou um vício, um vício bom. A vontade de ler mais e mais foi crescendo, crescendo, até que se tornou a vontade de ler todos os livros do mundo.

Na segunda-feira de manhã, as crianças deram um drible na mãe e seguiram o pai até o trabalho. Era janeiro, mês de férias, eles não podiam mais se enfiar na biblioteca da escola, então, o jeito era se enfiar na livraria mesmo.

Quando o pai atendia a um cliente, os dois peraltas entraram de fininho e foram para o depósito. Alfa e Beto ficaram encantados com a quantidade de livros. Alfa folheava um, Beto folheava outro, e os dois coraçõezinhos batiam na mesma intensidade. Os olhos não piscavam e as bocas abertas deixavam escapar os sorrisos mais alegres, daqueles que só as crianças sabem dar.

De repente, entra um vento danado pela minúscula janela do depósito! E esse vento danado varre a poeira de cima de um livro velho, abandonado lá no cantinho. Alfa olha para poeira, que insiste em ficar no ar, e Beto corre para perto da irmã. Nos coraçõezinhos, a felicidade dá lugar ao medo. Medo? De que? Da poeira! Sim, da poeira. É um pó estranho, colorido, e fica flutuando, não cai, o vento passou e foi embora, mas o pó não quer o chão.

O estranho pó se aproxima das crianças, bem devagarinho. Beto tenta correr, mas, já é tarde! Alfa segura o irmão pela camisa. Eles estão flutuando na poeira colorida. A sensação é boa. É como viajar de trem, com o pó de minério batendo no rosto. Os pés não pisam, as mãos não pegam nada, e eles voam, rodopiam e entram cada vez mais no túnel de poeira. Esse redemoinho abre as páginas do velho livro e cospe as crianças lá dentro.

2 comentários:

  1. Tudo a ver com o emocionante que as crianças gostam, não? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiiiiii

    Vim te conhecer, te ví la na Chica!

    Adorei seu blog, muuito fofo!!

    Ja estou te seguindo!

    bj

    ResponderExcluir